Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

O que você deve saber sobre o Data Science aplicado ao Marketing

#LidereATransformação - 6 de Janeiro de 2021

Os dados sempre foram usados para ajudar os profissionais de Marketing na hora de conhecer o seu público e traçar estratégias. Mas hoje, com um mundo cada vez mais digital, a quantidade de informações geradas sobre o perfil e comportamento dos clientes foram ampliadas de maneira exponencial. Dessa forma, a ciência de dados se torna uma grande aliada do Marketing. 

Essa combinação se torna cada dia mais relevante já que quanto mais características se souber sobre o público, mais assertiva será a forma de impactá-lo. Apesar disso, lidar com esses dados requer diferentes habilidades. "Os profissionais de marketing estão acostumados a trabalhar com bancos de dados muito estruturados com os quais se pode trabalhar facilmente. Mas os dados da internet não são estruturados, ou seja, eu preciso saber o que eu como profissional de Marketing posso coletar e que pode me trazer inteligência", disse a Profa. Lilian Carvalho, PhD, que ministra os cursos Fundamentos de Marketing Digital e Marketing Estratégico no LIT. 

Em aula sobre o tema, a professora explicou as mudanças que a tecnologia e a transformação digital tem trazido para quem trabalha com Marketing. Entre elas, Lilian destaca a diferenciação de funções dentro da área, tendo profissionais dedicados à parte criativa e de produção de conteúdo e outros empenhados na compreensão, leitura e interpretação de dados.

Outra alteração está na jornada de consumo que, tradicionalmente conhecida por ser linear, agora assume diferentes direcionamentos. Atrelada à essas mudanças também mora a preocupação ética e de privacidade relacionada à coleta e armazenamento de dados pelas empresas, tema cada vez mais relevante dada as novas regras trazidas pela LPGD. 

Confira na íntegra a aula da Professora Lilian: 

 

Seja você também protagonista da sua aprendizagem e inscreva-se no LIT com 7 dias grátis! 

Inscreva-se no LIT

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter