Os dados sempre foram usados para ajudar os profissionais de Marketing na hora de conhecer o seu público e traçar estratégias. Mas hoje, com um mundo cada vez mais digital, a quantidade de informações geradas sobre o perfil e comportamento dos clientes foram ampliadas de maneira exponencial.
Foi assim que o Data Science, ou ciência de dados, se tornou um aliado indispensável dos profissionais da área. E a melhor forma de aprimorar essa competência é a partir do aprendizado contínuo, é claro.
Por que aprender Data Science é tão importante?
Quanto mais características os profissionais de marketing souber sobre o público, mais assertiva será a forma de impactá-lo. Apesar disso, lidar com esses dados requer diferentes habilidades, ainda pouco exploradas no setor.
Leia também: Afinal, o que os dados podem fazer pela sua empresa?
"Os profissionais estão acostumados a trabalhar com bancos de dados muito estruturados com os quais se pode trabalhar facilmente. Mas os dados da internet não são estruturados, ou seja, eu preciso saber o que eu, como profissional de Marketing, posso coletar e que pode me trazer inteligência", disse a Profa. Lilian Carvalho, PhD, que ministra os cursos Fundamentos de Marketing Digital e Marketing Estratégico na Saint Paul.
Leia também: Databranding: os dados a favor do Marketing
Em aula sobre o tema, a professora explicou as mudanças que a tecnologia e a transformação digital têm trazido para quem trabalha com Marketing.
Entre elas, Lilian destaca a diferenciação de funções dentro da área, tendo profissionais dedicados à parte criativa e de produção de conteúdo, e outros empenhados na compreensão, leitura e interpretação de dados.
Outra alteração está na jornada de consumo que, tradicionalmente conhecida por ser linear, agora assume diferentes direcionamentos.
Atrelada à essas mudanças também mora a preocupação ética e de privacidade relacionada à coleta e armazenamento de dados pelas empresas, tema cada vez mais relevante dada as novas regras trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Dê o próximo passo na sua carreira em marketing
Aprenda a aplicar o Data Science ao marketing na prática com o programa de Pós-Graduação em Inteligência de Mercado da Saint Paul e aprimore seus serviços com base nas preferências do consumidor.
Com uma grade curricular abrangente, que inclui temas como Data Analytics, Inteligência Artificial e a Cultura de Dados e Análise do Comportamento do Consumidor, você aprenderá a utilizar dados de forma estratégica para impulsionar suas campanhas.
Leia também: Técnicas de Aprendizagem: Dicas para aprender a aprender
Além disso, o curso aborda temas essenciais para o sucesso no mercado atual, como Design Thinking, Marketing Digital e Professional Skills, preparando você para se destacar em um cenário competitivo.
Alcance resultados excepcionais nas suas campanhas de marketing. Clique abaixo para conhecer todos os detalhes do programa de Pós-Graduação da Saint Paul.