Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

Técnicas de Aprendizagem: Dicas para aprender a aprender

#EducaçãoDisruptiva, #LidereATransformação - 11 de Fevereiro de 2021

Segundo o Fórum Econômico Mundial, uma das principais competências para se manter relevante na  carreira é aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem. Com as novas tecnologias transformando o mercado, e, por sua vez, exigindo novos conhecimentos, habilidades e atitudes, aprender a aprender se torna um grande diferencial para quem quer se destacar.

E como é possível aprender a aprender? A boa notícia é que existem técnicas comprovadas de aprendizagem que podem te ajudar a absorver mais conteúdos de maneira mais rápida, precisa e eficaz.

Conheça 3 técnicas para tornar sua aprendizagem mais eficaz

Como saber que aprendi? 

É importante estar atento e consciente da sua aprendizagem, sabendo reconhecer quando realmente aprendeu. Afinal, não é porque você assistiu a um vídeo ou leu um artigo que realmente absorveu um novo conteúdo. Por isso, o co-criador e Diretor Acadêmico e de Inteligência Artificial do LIT, Adriano Mussa demonstra um truque simples:

Quando aprendemos algo de verdade, sabemos responder mais do que apenas “o que” e “quando”, conseguindo explicar "por que" e “como”. A verdade é que é mais difícil responder as duas últimas perguntas, pois estas exigem uma compreensão aprofundada no tema.

Modos Focado e Difuso 

O professor ainda lista dois modos de aprender: o focado, no qual nos concentramos em alguma tarefa específica (aquela ideia tradicional de sentar na mesa e estudar) e o difuso, caracterizado pelos momentos mais relaxados em que deixamos nossa mente fluir. Para que a sua aprendizagem seja eficaz, é necessário utilizar as duas modalidades. 

"Dormir é um modo difuso fundamental. Por isso, as vezes quando estamos muito focados em um problema, vamos dormir e, ao acordar, parece que a solução surge. Essa alternância faz milagre na nossa aprendizagem". 

Memória a longo prazo

Para consolidar um conhecimento na nossa mente é preciso que ele esteja na nossa memória de longo prazo, conseguindo estabelecer conexões com outros conteúdos e liberando a memória de curto prazo para a chegada de novas informações. Porém, isso só acontece quando há muita prática. Portanto, a principal dica é: quanto mais exercitar, melhor. 

Quer mais conteúdos para se preparar para as competências de 2021 indicadas pelo Fórum Econômico Mundial como essenciais para o profissional atual? Confira nossas trilhas exclusivas: 

Trilha Top Competências 2021-2025 - Parte I

Trilha Top Competências 2021-2025 – Parte II

E inscreva-se no LIT, a plataforma digital de cursos da Saint Paul Escola de Negócios, com 7 dias grátis:

Inscreva-se no LIT

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter