Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

Afinal, o que os dados podem fazer pela sua empresa?

#LidereATransformação - 5 de Abril de 2020

Neste exato momento em que você navega pela internet, entrando em diversos sites ou acessando suas redes sociais, milhares de dados sobre você e seu comportamento estão sendo gerados.

Hoje o mundo é assim. No final do dia, tudo se baseia em dados e, por mais que pareça assustador, não há como fugir deles. E a verdade é que você não deveria nem tentar escapar, mas sim se unir a eles.

Saber lidar com essa série de informações geradas a cada segundo pode ser uma grande vantagem para a sua empresa. Isso porque conseguir manipular e interpretar os dados da maneira correta pode te mostrar, por exemplo, quais estratégias estão dando certo ou errado.

Organizando, resumindo e analisando dados é possível obter diversas leituras do que está acontecendo em seus negócios. E é com essas informações que você pode tomar decisões assertivas, baseadas em números e fatos reais.

Isso traz, por exemplo, agilidade e eficiência para as tomadas de decisão, o que é mais do que bem-vindo em um mundo complexo e competitivo onde a mudança é um imperativo.

Porém, em artigo da revista Harvard Business Review, ressalta-se que o profissional dessa área deve estar integrado com a forma como a empresa trabalha para conseguir focar suas análises na resolução dos problemas do resto da equipe. Assim, é possível evitar a produção de insights que simplesmente não serão usados.

É por isso, que para saber usar os dados de maneira eficiente, não é necessário ser nenhum matemático, mas sim compreender a base da estatística e métodos quantitativos aplicados ao seu negócio.

Sydnei Marssal de Oliveira, professor do LIT no curso Métodos Quantitativos Aplicados aos Negócios fala mais sobre esse tema aqui:

Quer continuar estudando sobre o tema e se tornar o expert em dados que sua empresa precisa? Então inscreva-se no LIT clicando aqui.

Prof. Dr. Sydnei Marssal de Oliveira

Doutor Métodos Quantitativos para Finanças pela Escola Politécnica da USP, Mestre em gestão de riscos operacionais para sistemas complexos de engenharia pela Escola Politécnica da USP; Engenheiro Mecatrônico pela Escola Politécnica da USP. Professor de finanças dos programas de Pós-graduação e dos MBA´s da Saint Paul.

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter