Olhando através da história, percebemos que, junto com grandes mudanças, também surgem novas habilidades que nos tornam capazes de viver os novos tempos. É inegável que o que tornava um trabalhador bom em sua profissão antes da Revolução Industrial certamente pouco significava depois dela.
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Hoje vivemos algo parecido, porém de forma ainda mais intensa - já que as transformações acontecem de forma mais acelerada e o futuro do trabalho já começou. Desde habilidades interpessoais até tendências tecnológicas, manter-se atualizado é um pré-requisito para se destacar em um mercado em constante evolução.
Com isso em mente, o Fórum Econômico Mundial elaborou um relatório completo, que busca ajudar empresas e colaboradores a entenderem os novos contextos em que estão inseridos e, consequentemente, as habilidades necessárias para lidar com a era digital.
Competências para o futuro do trabalho
Behavioral Skills (ou Competências Comportamentais)
A transformação para uma sociedade cada vez mais digital muda também a forma como uma empresa se organiza. Ela se torna mais ágil, e cada dia mais remota, transparente e com menos hierarquia.
Nessa nova cultura organizacional, as behavioral skills, ou competências comportamentais, como flexibilidade, agilidade, adaptabilidade, colaboração e comunicação, serão mais valorizadas no futuro do trabalho.
Reskilling: É hora de se reinventar!
Cinco anos ou menos é a média de vida útil que uma competência possui, e esse tempo médio está diminuindo cada dia mais. Ou seja, é preciso estar em constante aprendizagem para não ser deixado para trás. A grande habilidade para o futuro do trabalho será o reskilling: o aprender a aprender - e entender que esse movimento é para toda a vida.
Apesar disso, de acordo com o relatório, apenas 41% dos profissionais realizaram reskilling nos últimos dois anos, destacando a necessidade do aumento de investimentos em aprendizado contínuo por parte dos trabalhadores.
Interpretar os dados - e agir de acordo com eles
Vivemos a era dos dados, e quanto mais cedo você considerá-los como aliados, melhor. Se bem contextualizados e interpretados, eles serão a chave para que as empresas tomem decisões bem embasadas em relação a qualquer área da organização.
Dessa forma, uma das habilidades essenciais quando falamos sobre o futuro do trabalho é a capacidade de interpretar dados.
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