Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

Prepare-se para o futuro do trabalho em 3 passos

#LidereATransformação - 30 de Junho de 2020

Olhando através da história, percebemos que, junto com grandes mudanças, também surgem novas habilidades que nos tornam capazes de viver os novos tempos. É inegável que o que tornava um trabalhador bom em sua profissão antes da Revolução Industrial certamente pouco significava depois dela. Hoje vivemos algo parecido, porém de forma ainda mais intensa - já que as transformações acontecem de forma mais acelerada. 

Com isso em mente, a IBM produziu o relatório The enterprise guide to closing de skill gap - Strategies for building and maintaining a skilled workforce, que busca ajudar empresas e colaboradores a entenderem os novos contextos em que estão inseridos e, consequentemente, as habilidades necessárias para lidar com a era digital.

Abaixo, listamos três competências consideradas essenciais pela IBM para ser um profissional relevante nos dias atuais:

Behavioral Skills (ou Competências Comportamentais)

A transformação para uma sociedade cada vez mais digital muda também a forma como uma empresa se organiza. Ela se torna mais ágil, e cada dia mais remota, transparente e com menos hierarquia.

Nessa nova cultura organizacional, as behavioral skills, ou competências comportamentais, como flexibilidade, agilidade, adaptabilidade, trabalho em equipe e comunicação, serão mais valorizadas.  

Reskilling: É hora de se reinventar!

Cinco anos ou menos é a média de vida útil que uma competência possui, e esse tempo médio está diminuindo cada dia mais. Ou seja, é preciso estar em constante aprendizagem para não ser deixado para trás. A grande habilidade para o futuro do trabalho será o reskilling: o aprender a aprender - e entender que esse movimento é para toda a vida.

Apesar disso, de acordo com o relatório, a maior parte das empresas ainda caminham em um sentido tradicional, e 50% dos executivos relataram não investir em medidas de desenvolvimento de novas competências para os colaboradores. Por enquanto, manter-se relevante é algo que depende de você.

Interpretar os dados - e agir de acordo com eles

Vivemos a era dos dados, e quanto mais cedo você considerá-los como aliados, melhor. Se bem contextualizados e interpretados, eles serão a chave para que as empresas tomem decisões bem embasadas em relação a qualquer área da organização.

Dessa forma, uma das habilidades essenciais quando falamos sobre o futuro do trabalho é a capacidade de interpretar dados.

Mas como se começar a preparar e não ficar para trás? Os cursos do LIT foram construídos pelos professores da Saint Paul Escola de Negócios pensando exatamente nas competências dos profissionais do futuro. É só escolher uma das 150 opções e dar o primeiro passo nesta jornada!Inscreva-se no LIT

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter