Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

O que está acontecendo com os empregos?

Mesmo antes da pandemia começar, já sabíamos que havia uma mudança acontecendo no mercado de trabalho dado o uso cada dia mais intenso de novas tecnologias. Porém, a crise sanitária mundial que vivemos acelerou essa transformação de forma exponencial e em um ritmo que, para muitos de nós, é difícil de acompanhar. 

A verdade é que a grande parte das pessoas ainda se sentem confusas quando se trata da situação atual. Afinal, são diversas mudanças tanto na vida profissional quanto na pessoal acontecendo de forma simultânea. É preciso respirar e ir com calma! Por isso, o primeiro passo é entender exatamente o que está acontecendo no mercado de trabalho. 

Afinal, o que está acontecendo com os empregos? 

A aceleração das mudanças

Já era previsto antes da chegada de 2020 que a Inteligência Artificial e outras tecnologias iriam ganhar cada vez mais espaço no mercado, gerando novos tipos de trabalho. "Você tem uma disrupção muito forte que já estava em curso, só que tivemos um acelerador muito forte que foi a pandemia", destaca Adriano Mussa, co-criador e Diretor Acadêmico e de Inteligência Artificial do LIT. 

Isso ocorreu porque muitas empresas encontraram nos meios digitais uma forma de sobreviver durante a pandemia, implantando o home office e dependendo cada dia mais da tecnologia para exercer suas atividades. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 84% das organizações viram na aceleração da digitalização a resposta para enfrentar a crise. 

Meu emprego vai  acabar? 

Essa é a pergunta que todos nós fazemos neste momento. A resposta depende de uma série de variantes, mas, de maneira geral, Mussa explica que a perspectiva é, na verdade, positiva. Segundo o Fórum, 85 milhões de empregos serão extintos, enquanto 97 milhões serão gerados. Ou seja, haverá empregos no futuro, mas a questão é se estamos preparados para eles. 

"Os empregos extintos são da velha economia e os  que estão sendo criados são da nova economia. O problema é que há baixa similaridade entre as competências necessárias para os trabalhos novos e as que eram requeridas pelos antigos", diz Mussa. Adquirir novas habilidades em um período de tempo relativamente curto deve ser um dos principais desafios para 2021. 

 

Aqui no LIT você pode começar a aprender novas competências ainda hoje. Confira alguns cursos: 

Ciência de Dados – LIT Talks by IBM

Change Management – Liderando Transformações

Criatividade, Inovação e Empreendedorismo

Seja protagonista da sua aprendizagem e experimente o LIT com 7 dias grátis! 

Inscreva-se no LIT

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter