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Nativos digitais: Os impactos da Geração Z no consumo
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Nativos digitais: Os impactos da Geração Z no consumo

A geração Z, também conhecida como nativos digitais e composta por aqueles nascidos entre 1995 e 2010, chegou ao mercado de trabalho com uma visão transformadora. Agora com poder de compra, eles têm a chance de revolucionar o mercado consumidor com interesses mais genuínos e olhar diverso. 

Em artigo, a consultoria Mckinsey buscou entender quais as principais particularidades deste grupo e como sua visão de mundo tem influenciado o mercado, criando tendências que valem a pena ficar de olho. 

Conheça as características da geração Z, os nativos digitais, e seus impactos no mercado de trabalho

Como definir a Geração Z? 

Os jovens desta geração foram os primeiros a nascer em um mundo já fortemente digital, sendo popularmente chamados de "nativos digitais". Por isso, a compreensão do funcionamento da tecnologia é algo que todos dominam com certa naturalidade - o que explica o forte uso das redes sociais como forma de se comunicar e também se expressar. 

Além disso, a geração também pode ser definida como uma que preza pela "verdade" tanto individual quanto coletiva, buscando sempre pela autenticidade, rejeitando rótulos e abraçando as diferenças. Abaixo, de acordo com a Mckinsey, estão as principais características da, como eles chamam, "geração da verdade". 

Post Blog-3A forma como a Geração Z se relaciona com o consumo

Todas essas características fazem com que os nativos digitais prezem por diferentes atributos na hora de consumir um produto ou serviço - o que deve ser levado em consideração pelas empresas, já que essa geração representa a tendência de comportamento do consumidor para os próximos anos. O artigo da Mckinsey explica que essa mudança se dá em três frentes: 

Ter acesso a invés de possuir

Uma das características da geração Z é ser pragmática. Isso vale principalmente na hora de fazer uma compra. Para eles, faz mais sentido pagar para ter acesso a um serviço, como streaming, por exemplo, do que propriamente adquirir algo, prezando principalmente por aquilo que proporcione experiências e os ajude a se conectar com outros seres humanos. 

Consumo como expressão da própria identidade

Uma das prioridades da geração Z é mostrar quem é cada um, suas particularidades que os tornam únicos. Eles não estão interessados em ser iguais e usar aquilo que está na moda. Buscam, na verdade, marcas e roupas cada vez mais personalizadas com as quais eles possam expressar todas as facetas de suas personalidades. A Mckinsey ainda ressalta que muitos deles estão dispostos a pagar mais por produtos que realmente representam suas individualidades. 

Consumo com ética

Os nativos digitais buscam marcas que não apenas representem suas personalidades, mas também aquelas que se posicionam em relação a determinados assuntos ou causas. É importante para essa geração consumir de empresas que sejam éticas. E não bastam apenas ações de marketing: as organizações devem estar totalmente alinhadas com aquilo que defendem para ter a confiança destes jovens clientes. 

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