Gestão e Conflito de Gerações: 4 dicas para não errar

31 de Julho, 2018 Por LIT
É comum empresas terem colaboradores de diferentes gerações, o que pode causar conflitos. Veja dicas de gestão para não errar na administração do seu time!

De que maneira sua empresa vê as diferentes gerações que existem dentro dela? Tão atual quanto nunca, falar sobre gestão e gerações é um assunto mais que obrigatório para quem lida com pessoas. Se levarmos em consideração que cada vez mais existe um choque de idades nas companhias, o assunto se torna ainda mais complicado.

Em um mesmo ambiente é possível ter colaboradores da geração X, que estão na empresa desde sempre, e os Millenials, com alguns anos de empresa e uma vasta experiência com profissões mais novas. Ah, e ainda tem a turma dos estagiários, que pertence a uma classe ainda mais nova de profissionais.

Diante disso tudo é desafiante pensar em uma gestão única num ambiente tão eclético. Às vezes, os conflitos de gerações são inevitáveis. Então, quais as principais dicas de gestão para não perder o controle dos colaboradores?

É sobre isso que vamos tratar neste artigo! Continue com a gente e boa leitura.

4 dicas de gestão para lidar com diferentes gerações

1 – Ofereça um propósito comum

Não é de hoje que as gerações mais velhas enxergam grandes diferenças entre as que chegam ao mercado de trabalho. Para ajudar a quebrar paradigmas, uma boa dica de gestão é fazer com que as equipes tenham um propósito em comum. 

José Cláudio Securato, diretor presidente da Saint Paul, explica que ao fazer com que os colaboradores resolvam problemas juntos, a empresa tem um grande ganho:

“É algo muito interessante quando a organização incentiva as pessoas para trabalharem juntas. Isso interfere diretamente na ‘quebra dos muros’ e apresenta resultados surpreendentes”, comenta.

Outra dica de gestão é desenvolver na empresa uma cultura de orientação, na qual colaboradores com mais tempo de casa auxiliam os que chegam. Um exemplo disso vem da Sodexo. A empresa implantou um programa de orientação, no qual três colaboradores experientes auxiliam os recém-chegados.

2 – Promova a comunicação horizontal

A comunicação é fundamental no processo de gestão, especialmente quando falamos no conflito de gerações. Os mais jovens, principalmente, esperam que ela aconteça em tempo real, bidirecional e seguida de ações imediatas.

Neste ponto, Securato lembra que para os Millennials o modelo de vários níveis de liderança e gestão, em que é preciso reportar para cada um deles, já não se sustenta mais. Com essa hierarquização, é provável que haja um buraco de comunicação muito forte na companhia.

As empresas de tecnologia surgem como um bom exemplo de interlocução nessa relação entre gestão e gerações. A HubSpot, por exemplo, faz uma pesquisa com seus colaboradores a cada 90 dias, principalmente com os Millennials. Além disso, usam pesquisas anônimas sobre assuntos específicos para engajar comentários e, com isso, encontrar soluções de melhoria contínua.

3 - Crie ambientes favoráveis

A geração X não se importa muito com paredes e maçanetas. Porém, isso incomoda bastante as novas gerações. É por isso que o ambiente de trabalho merece certa atenção por parte dos gestores.

Na Saint Paul, por exemplo, todos os profissionais trabalham num mesmo espaço, sem portas ou divisórias. Isso inclui até mesmo a sala da diretoria.

“Pensamos em oferecer um espaço em que nossos colaboradores possam conviver mais, trabalhando em conjunto e de forma colaborativa para resolver problemas. A ideia de diminuição de muros passa por uma questão física, você pode ajudar com uma estrutura que seja mais latente para isso, evitando a hierarquização da companhia”.

4 – Conheça seus colaboradores

Uma empresa que não conhece seus colaboradores dificilmente vai acertar em campanhas para reduzir o conflito de gerações. Por isso, a última dica de gestão é investir em pesquisas para entendê-los melhor, principalmente os mais jovens.

O uso de dados é uma excelente alternativa para isso. Um bom exemplo é da P&G, que implantou sua experiência em marketing de consumo para aprender mais sobre seus colaboradores. Com isso, eles conseguem gerar ideias para ajudar gerentes a mudar suas próprias mentalidades e adaptar a abordagem de gerenciamento.

A gente sabe que não é fácil lidar com todo esse mix de idades e aprendizado. Independente dos meios que sua empresa usa para fazer a gestão é crucial incentivar o diálogo entre as gerações.

Outro ponto importante é que gestores que escutam e têm coragem para abrir novos caminhos podem construir um legado duradouro, servindo às gerações futuras.

Gostou das dicas de gestão para reduzir o conflito de gerações na sua empresa? Confira no blog da Saint Paul outros temas importantes para auxiliá-lo na administração de seus colaboradores.

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