Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

Família e Escola: O que esperar um do outro?

#EducaçãoDisruptiva - 10 de Janeiro de 2021

Qual é o papel da família e qual é o papel da escola no desenvolvimento de crianças e adolescentes? A pandemia de COVID-19 deu luz à necessidade de refletir sobre uma questão antiga, mas que se tornou ainda mais evidente em 2020. Aqui no LIT, o assunto foi discutido em evento online com a presença do nosso CEO e idealizador, professor José Cláudio Securato, PhD, do consultor em inovação e gestão educacional Paulo de Camargo,  e de José Ernesto Bologna, psicólogo, escritor e consultor de empresas e escolas em inovação.

A discussão surge por diversos motivos. Entre os principais pontos, podemos encontrar o fato de que, antes da segunda metade do século XX, os papéis no desenvolvimento de uma criança eram muito claros: "a igreja moraliza, a família socializa e a escola culturaliza", explica Bologna.

No entanto, diversas transformações socioculturais ocorrem com o tempo, colocando essas funções em xeque. Dentre elas, podemos destacar a entrada da mulher no mercado de trabalho, que modificou e deu novas feições ao conceito de família. 

Assim, os papéis da escola e dos pais se tornam extremamente confusos. "A escola herda uma tarefa que ao meu ver, não tinha condição de assumir. Começa um processo de acusação mútua", destaca Bologna, adicionando que, em resposta a esse movimento, as instituições de ensino passaram a olhar mais para o desenvolvimento humano de seus alunos. "Se abriram para os temas da socialização e moralização, mas isso não permite às famílias não serem responsáveis também", conclui. 

Paulo de Camargo levanta outra questão: a importância da comunicação entre família e escola. Para ele, é necessário ter em mente que essa não é uma mera relação de prestação de serviço, mas sim de comunidade, o que requer um diálogo entre ambas as partes para dar certo.

"É preciso entender isso para poder começar uma conversa. É importante ter informação de qualidade nessa relação, família e escola devem se comunicar bem", destaca. 

Quer continuar a discutir o tema? Assista ao debate completo no vídeo abaixo: 

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter