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Dicas para se tornar um Líder 4.0

#LidereATransformação - 27 de Junho de 2020

Comandar uma equipe no mundo de hoje não é uma tarefa nada simples. Isso porque todas as concepções que temos do que um líder precisa ter para conquistar bons resultados simplesmente caíram por água abaixo quando consideramos o contexto VUCA (Vulnerável, Incerto, Complexo e Ambíguo) em que vivemos. Esse cenário traz novos desafios e também inseguranças e incertezas para os colaboradores - e é papel da liderança entender os novos tempos para manter a equipe produtiva e confortável com as mudanças.

Pensando assim, logo surge a pergunta: quais são as competências que o líder do futuro precisa ter? Em aula online exclusiva para alunos do LIT, o professor Bruno Andrade, que ministra os cursos Liderança Estratégica e Gestão do Comportamento Organizacional – Estrutura e Cultura organizacional, Gestão de mudanças e HR Analytics na plataforma, destaca as principais competências do líder 4.0, ou líder do futuro.

Confira a lista abaixo e seja você também um Líder 4.0

Inteligência Emocional

Uma característica importante da Liderança 4.0 é a capacidade de se conhecer, sabendo quais são seus pontos fortes e fracos. O professor explica que a forma como reagimos a determinadas situações está, muitas vezes, mais ligada às emoções que vivemos no momento do que propriamente pela circunstância apresentada. Isso é importante porque é o autoconhecimento que dá ao líder do futuro a capacidade de tomar melhores decisões.

“Não é que você vai estar blindado, que não vá passar por alguma situação que te faça perder o controle. Mas quanto mais você se apropria de si e das suas emoções, mais equilibrado você fica para tomar decisões difíceis", acrescentou o professor.

Resiliência

Andrade explica que a resiliência é a capacidade de “se levantar após um tombo e seguir em frente”. O líder em um contexto complexo sabe que tudo pode mudar, dar errado ou não sair como o esperado. Mas ele ou ela tem capacidade emocional para lidar rapidamente com todas as frustrações e angústias trazidas por uma situação difícil e continuar a sua caminhada.

Adaptabilidade

A adaptabilidade está muito ligada à Gestão de Mudança e à capacidade de enxergar um cenário novo, absorvê-lo e agir de acordo com ele. O professor ressalta que esta não é tarefa fácil: "A mudança normalmente requer um esforço maior porque nosso cérebro a processa de forma ameaçadora". O líder 4.0 deve ser o porta-voz da mudança, estimulando e apoiando sua equipe neste momento.

Comunicação

A comunicação é fundamental para estimular a adaptabilidade na equipe. Um abismo entre o líder e seus colaboradores não ajuda ninguém. A habilidade de se expressar bem com as pessoas fará com que elas compreendam as razões pelos quais as mudanças estão ocorrendo e como serão os próximos passos e, dessa forma, se sintam motivadas.

Agilidade de aprendizagem

Como tudo está sempre mudando, o Líder 4.0 sabe que está em constante aprendizagem para aplicar seus conhecimentos. Hoje também é muito comum ver a lógica de aprender fazendo, lembra o professor. “Quando eu estou inovando, preciso rapidamente aplicar o que estou construindo para ajustar no meio do caminho. Isso está muito ligado a inovação”, ressaltou ele.

Empatia

Se colocar no lugar do outro é uma das competências mais citadas atualmente em diversos contextos. E não é à toa. Em uma equipe há uma diversidade de perfis, expectativas, backgrounds etc. O líder deve saber se conectar com todas elas para fazê-las crescer e gerar resultados.

O professor ainda deixa claro: "A empatia não é fazer com o outro o que a gente gostaria que fizessem conosco. A empatia é a gente fazer com o outro o que o outro gostaria que fizessem com ele. As pessoas não funcionam igual. É necessário olhar sob a ótica daquela pessoa para tomar decisões que a ajudem.”

Quer continuar seu aprendizado? Saiba mais sobre o curso Liderança Estratégica, ministrado pelo professor Bruno Andrade no LIT:

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