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Dicas de negociação para resolver conflitos na empresa

#LidereATransformação - 27 de Janeiro de 2021

Quem nunca teve algum conflito com colegas de trabalho porque precisavam usar uma sala de reunião no mesmo horário? Problemas como esse - dos mais básicos aos extremamente complexos - são muito comuns no ambiente corporativo. Afinal, é normal que a convivência e diversidade de opiniões gerem divergências. Apesar disso, para não se transformarem em algo maior, embates devem ser resolvidos. Como solução, por que não utilizar técnicas de negociação? 

Em aula exclusiva para alunos LIT, o Prof. Dr. Carlos Buzetto, que ministra na plataforma os cursos Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos, Técnicas de Apresentação e Técnicas de Negociação, deu dicas para resolver conflitos no ambiente de trabalho usando ferramentas de negociação, garantindo também um bom relacionamento entre os colaboradores da empresa. 

Entenda algumas técnicas de negociação e como utilizá-las para resolver conflitos no ambiente de trabalho

Os princípios básicos da negociação 

Antes de mais nada, é necessário ter em mente os três fundamentos principais da negociação:

  • Informação: Estar bem informado é fundamental para negociar. Isso garante poder na conversa. "Negociação sem informação é bobear", ressalta o professor;
  • Tempo: Este é um recurso precioso porque gera pressão. Gerenciar seu tempo é primordial para que você não seja sua vítima; 
  • Poder: Deixe claro se quem tem o poder da decisão é você ou um superior. Cada opção pode funcionar melhor dependendo do tipo de negociação. 

Os tipos de negociador

O negociador ideal não é necessariamente aquele incisivo e poderoso que costumamos ver nos filmes. Na verdade, existem diversos perfis que podem ser mais eficientes, dependendo do tipo de situação. Confira alguns deles: Infográfico Tipos de negociador

O professor ressalta que é possível ser uma mistura de perfis. E que o mais importante é se sentir confortável dentro das suas características, o que tornará você um bom negociador. No entanto, ele também pontua: "Crie condições para se comportar como cada um dos quatro estilos, com consciência do que é bom fazer em cada momento".

Além disso, parte fundamental da negociação é identificar o perfil da pessoa com quem você vai conversar. Isso ajuda a saber qual a melhor forma de abordá-la. Quando consideramos um contexto de mesmo ambiente de trabalho no qual os colaboradores já se conhecem, esse reconhecimento se torna mais fácil. 

Todo mundo ganha na negociação! 

É importante entender que negociar não é o mesmo que competir, não se trata de vencer ou perder. Pelo contrário: é um encontro no qual ambas as partes devem expor suas visões, problemas e prioridades, procurando chegar a um acordo que seja bom para os dois lados. 

"Você vai para resolver os seus problemas sabendo que a outra parte também quer ter suas questões atendidas. Ser assertivo será bem visto por todos com quem negociar. Seja a solução, e não o problema", destaca o professor. 

Na prática

Dentro do ambiente de trabalho é comum haver conflitos quando, por exemplo, um não sabe exatamente qual seu papel, quando é necessário compartilhar recursos, se há a existência de objetivos concorrentes e dependência das atividades de outra pessoa. Isso é recorrente, mas por estarem todos na mesma organização, é preciso preservar os relacionamentos. Por isso, o professor dá algumas dicas práticas na hora de negociar com seus colegas: 

  • Crie uma atmosfera afetiva durante a negociação;
  • Esclareça as percepções que cada um tem da mesma situação;
  • Entenda os interesses de ambos;
  • A solução criada deve ser boa para ambas as partes;
  • Construa um poder positivo e compartilhado;
  • Desenvolva os passos para a ação ser implantada;
  • Sempre mostre as semelhanças ao invés das divergências, isso motiva a resolução do problema. 

Continue estudando o tema com o Prof. Dr. Carlos Buzetto no LIT, plataforma digital de cursos da Saint Paul Escola de Negócios! Saiba mais aqui:

Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos

Técnicas de Apresentação

Técnicas de Negociação

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