Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

Conheça as competências do futuro!

#LidereATransformação - 18 de Dezembro de 2020

A Inteligência Artificial tem revolucionado a forma como trabalhamos e a tendência é que esse impacto ganhe cada vez mais força nos próximos anos. Esta é uma mudança que vem alterando as regras do jogo, criando uma necessidade por novas competências.

Isso ocorre porque atividades muito repetitivas e com baixa interação social tendem a ser substituídas pela máquina, deixando para os seres humanos as funções que exigem criatividade e contato com outras pessoas. Esse novo panorama traz riscos para o mercado com o qual estamos acostumados, mas ao mesmo tempo também carrega uma série de novas oportunidades. 

Em aula online exclusive para alunos LIT, o nosso Diretor Acadêmico e de Inteligência Artificial, Prof. Dr. Adriano Mussa, falou sobre as principais competências, de acordo com o Fórum Econômico Mundial,  que serão necessárias no futuro - que está cada dia mais próximo. 

Conheça as principais competências para o futuro

Reskilling

Mais importante do que as competências mais específicas, Mussa explica que o Reskilling, ou seja, aprender a aprender, é cada vez mais relevante já que as mudanças estão acontecendo de forma acelerada e é preciso estar sempre atualizado. 

Apesar de parecer simples, estar constantemente aprendendo não é uma tarefa fácil já que, além de exigir disciplina para fazer disso um hábito, também é necessário reaprender e questionar conhecimentos já internalizados. "Nosso cérebro é programado para economizar energia, foi assim que sobrevivemos. Fomos feitos para estar na zona de conforto. Aprender a aprender é ressignificar todas as aprendizagens que você já teve e entender que esse processo não vai parar nunca", explica Mussa. 

Vale lembra que aprender não é sinônimo de absorver informação. O professor explica que quando realmente passamos por um processo de aprendizagem sabemos responder perguntas como "como" e "por que", além de apenas "quem" e "o que". 

Competências do futuro

A economia é capaz de se adaptar a novos contextos, mas Mussa destaca que as soluções que encontramos em outros momentos da história para passar por um período de transformação não serão as mesmas que nos ajudarão a superar as mudanças trazidas pelo impacto da Inteligência Artificial. Por isso, é preciso ficar de olho nas competências que, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, serão cada vez mais necessárias no mercado de trabalho: 

Infográfico Competências do Futuro

Muitas destas competências estão diretamente ligadas à tecnologia, mas o professor ressalta que a maior parte delas representa aquilo que a máquina ainda não consegue fazer como a Inteligência Emocional, Design, Criatividade e Resolução de Problemas Complexos, atividades que precisam da sensibilidade do cérebro humano. 

 

Seja você também protagonista da sua aprendizagem e experimente o LIT por 7 dias grátis! 

Inscreva-se no LIT

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter