Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

Como se preparar para um cargo de Gestor Financeiro?

#LidereATransformação - 24 de Janeiro de 2020

Como os cursos de graduação específica em Finanças são relativamente novos, é muito comum que os atuais gerentes financeiros do mercado de trabalho tenham formação em áreas como Administração, Economia, Contabilidade e outras disciplinas, como até mesmo Engenharia.

Com isso, surge uma necessidade em se especializar em finanças de uma maneira mais aprofundada do que apenas uma matéria da faculdade. Mas por onde começar?

Para disputar um cargo de gestor financeiro ou se aprimorar ainda mais,  você vai precisar se aprofundar em tópicos relevantes, como:

Seja um excelente Gestor Financeiro e se atente nos seguintes pontos:

# Análise de demonstrativos financeiros e de performance empresarial

# Gestão estratégica de custos e formação de preços

# Mercado financeiro e seus produtos

# Análise do cenário econômico

# Avaliação de Crédito

# Matemática financeira e cálculo financeiro das tesourarias

# Controladoria

# Análise de Capital de giro

# Custo e estrutura de capital

# Análise de Investimentos

Outros pontos mais avançados e que também podem fazer parte da rotina de um gestor financeiro são valuation (avaliação de empresas), finanças internacionais e derivativos. Estes são conhecimentos fundamentais para quem deseja gerir com eficiência o departamento financeiro de grandes organizações.

Além disso, é fundamental ter visão estratégica!

Além de se preparar com as disciplinas citadas, para ocupar um cargo de gestor financeiro você deve se estruturar de acordo com três pilares:

1 Conhecimento técnico: Conhecer todas as variáveis que compõem a área de finanças para decidir a melhor prática a ser aplicada na sua empresa. Esse conhecimento pode ser adquirido por meio das teorias de finanças aplicadas à situações reais.

2 Conhecimentos comportamentais: Os cursos mais modernos de finanças incluem disciplinas como  técnicas de negociação e apresentação, que são fundamentais para apoiar o desenvolvimento de um  gestor financeiro.

3 Gestão estratégica: Para ser um gestor financeiro é preciso deixar de lado a visão apenas operacional e entender o funcionamento e direcionamento estratégico da operação como um todo.

E por onde começar? Trilhas direcionadas à finanças ou MBAs especializados no assunto podem ser o melhor caminho para se aprimorar nas disciplinas e nos pilares citados acima. Depois é só seguir para os estudos e trilhar uma carreira de sucesso.

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter