Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

As vantagens de aprender de forma personalizada

#LidereATransformação - 28 de Julho de 2020

Diante das novas tecnologias e da efervescência do mundo em que vivemos, é natural que algumas de nossas certezas sejam questionadas. Uma delas é a forma como absorvemos conhecimento, já que o modelo tradicional de aprendizagem foi pensado em uma outra época, na qual o principal objetivo era padronizar o ensino e preparar as pessoas para determinados trabalhos. 

No livro Onlearning: Como a educação disruptiva reinventa a aprendizagem, o idealizador do LIT e CEO da Saint Paul Escola de Negócios, Prof. Dr. José Cláudio Securato, discute uma maneira nova de aprender, propondo os 7 fundamentos do Onlearning - conceito de aprendizagem que desafia a lógica convencional de escolas de negócios e universidades. Entre os fundamentos, está a ideia de aprendizagem personalizada, customizada e adaptativa.

O que é a personalização da aprendizagem? 

O principal objetivo dessa personalização é que o aluno aprenda o que realmente precisa, e de maneira que potencialize seu aprendizado. "Graças a tecnologia, a educação não será apenas sobre ser preparado para este ou aquele trabalho, mas nos permitirá aperfeiçoar a performance do estudante ao focar particularmente em seus pontos de melhoria, adaptando o tempo gasto com estudo às suas necessidades e capacidade", explica Securato. 

Para chegar a esse objetivo, a personalização passa pelos conceitos de aprendizagem customizada e adaptativa. Saiba mais sobre eles:

Aprendizagem customizada

No ensino tradicional são ensinados os mesmos conteúdos para todos, independentemente do quanto cada aluno já saiba sobre determinado assunto. É nesse ponto que a customização da aprendizagem toca, já que se baseia na ideia de mapear todas as competências do estudante, entendendo o que ele já absorveu e o que precisa ser aperfeiçoado. Securato destaca: "O resultado para o aluno é a dedicação a temas que realmente precisam ser desenvolvidos, deixando de lado aqueles que ele já domina". 

Aprendizagem adaptativa

Para garantir uma aprendizagem personalizada eficiente, é necessário que o aprendizado seja adaptado para as formas com as quais cada aluno melhor absorve o conteúdo proposto. A ideia da aprendizagem adaptativa é utilizar um sistema direcionado por dados que entenda como cada aluno funciona. Dessa forma, a máquina sabe quais assuntos ainda precisam ser aprofundados ou não e até o ritmo de estudo adequado para cada estudante. 

"Para estudantes, a aprendizagem adaptativa respeita suas prioridades de conhecimento, responde a suas necessidades de aprendizagem e reduz gaps de entendimentos. Ao assegurar que os estudantes tenham aprendido a aula antes de avançar em trilhas, a aprendizagem adaptativa evita um ensino “na média” da turma, que falha com alunos avançados e com os que têm mais dificuldades", complementa Securato.

A aprendizagem personalizada, customizada e adaptativa é um dos pilares da metodologia Onlearning, no qual o LIT se baseia. Clique no botão abaixo para conhecer essa forma inovadora de estudar em mais de 150 cursos:

Inscreva-se agora

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter