Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

Aprendizagem em Micromomentos: O que isso significa?

#LidereATransformação - 17 de Junho de 2020

Já parou para pensar em como, em um mundo de mudanças frenéticas como o nosso, até a maneira como adquirimos conhecimento mudou drasticamente? Hoje, enquanto andamos pela rua ou pegamos um ônibus, podemos pesquisar uma palavra ou conceito no celular e, assim, aprender algo novo em segundos.

Esses momentos, por mais que quase imperceptíveis em seu dia, representam uma maneira nova e disruptiva de aprender. É por isso que, no livro Onlearning: como a educação disruptiva reinventa a aprendizagem, o Prof. Dr. José Cláudio Securato, idealizador do LIT e CEO da Saint Paul Escola de Negócios, incluiu a Aprendizagem em Micromomentos entre os 7 princípios do Onlearning.

Afinal, o que é a aprendizagem em micromomentos?

Para entender esse conceito, é importante relembrar a proposta do Lifelong Learning, ou Aprendizagem ao Longo da Vida. Com a pós-modernidade exigindo novas competências dos profissionais em uma velocidade nunca antes vista ( e tornando obsoletas competências já aprendidas da mesma forma), é imperativo se atualizar. Aprender passa a fazer parte da rotina não só das crianças, mas dos adultos também.

A Aprendizagem em Micromomentos consiste em pequenas doses de conhecimento, com começo, meio e fim. "Isoladamente, os conceitos são importantes, mas juntos eles mudam a forma como as pessoas acessarão o conhecimento e sua relação com a aprendizagem. Isso tem altíssimo impacto na velocidade do aprendizado e no desenvolvimento de pessoas para o mercado de trabalho, para suas vidas e para a sociedade", diz Securato.

Vantagens da Aprendizagem em Micromomentos 

Em seu livro, Securato indica que estamos vivendo na Era dos Micromomentos. "Há muitos desejos e necessidades em um curtíssimo espaço de tempo. Assim, a tecnologia dos smartphones, tablets , relógios, e outros aparelhos caracterizados pela Internet das Coisas (IoT), somada à mudança cultural de se fazer múltiplas coisas, nos coloca simultaneamente na era do imediatismo e na era dos micromomentos".

O lifelong learning se torna mais plausível se puder se encaixar na vida das pessoas. Ninguém se imagina aprendendo ao longo da vida da mesma forma como se faz presencialmente: com um ensino formal e vivendo uma vida como se estivesse eternamente em um programa de MBA. Por isso, fragmentar as interações com o aprendizado faz muito mais sentido, para encaixá-las na necessidade das pessoas.

Outro ponto positivo da Aprendizagem em Micromomentos é a possibilidade de aprender algo que se precisa no exato momento em que a necessidade surge, direcionando o estudo, e escolhendo o que se quer aprender.

O LIT, plataforma digital de educação executiva idealizada por Securato, considera a Aprendizagem em Micromomentos como um de seus fundamentos mais importantes. Clique abaixo para se inscrever e experimentar essa nova forma de aprender.Inscreva-se no LIT

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter