Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

Afinal, o que é Design Thinking?

#LidereATransformação - 11 de Abril de 2020

Você com certeza já deve ter ouvido falar no termo Design Thinking. Mas você sabe o que isso realmente significa? A realidade é que esta palavra passa muito longe de ser apenas um conceito da moda.

O Design Thinking é uma forma de lidar com problemas complexos, ou seja, desafios que exigem soluções diferenciadas, respostas que não estão evidentes e não são óbvias. Obstáculos como esse são comuns no nosso dia a dia, principalmente em um mundo em constante mudança como o nosso.

Professor do LIT do curso Monitoria de Concorrentes, Edson Barbero explica que o primeiro passo é sempre a empatia. É necessário se colocar no lugar das pessoas que vivem com aquele problema, entendendo profundamente suas dores. "Nós temos que fazer um exercício de reflexão humanizada no design thinking, se tornando uma pessoa mais colaborativa. Isso é fácil falar, mas a atitude real é o que mais conta e é muito desafiador", destacou ele.

Pense fora da caixa

Depois disso, é necessário focar nos problemas e nas possíveis soluções. Para tal, é preciso sair da caixinha e procurar ideias interdisciplinares. Barbero cita que o exemplo do Cirque du Soleil que, ao enfrentar uma crise pela falta de interesse no circo, decidiu procurar não apenas o que outras empresas do mesmo ramo estavam fazendo como também inspiração no mundo do teatro, da ginástica olímpica e de tecnologias inovadoras. Assim, foi criado um produto novo e totalmente único.

Para chegar nessas ideias não é um processo fácil. Não existe uma receita exata. As respostas para problemas complexos não estão onde geralmente procuramos as resoluções de nossos desafios e, por isso, tentativa e erro são essenciais para se guiar nesse caminho muitas vezes escuro.

Confira o bate papo completo com o professor Edson Barbero:

 


Se interessa por Design Thinking? Conheça alguns cursos do LIT relacionados ao tema:

Design Thinking – LIT Talks by IBM
Criatividade, Inovação e Empreendedorismo
Estratégias estruturadas para a resolução de problemas

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter