Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

A importância do networking para sua carreira

#LidereATransformação - 22 de Fevereiro de 2020

 

Você com certeza já deve ter ouvido falar que fazer networking é algo essencial para alavancar a sua carreira, certo? Porém, nem sempre é fácil construir novos relacionamentos profissionais.Mas afinal, o que é networking? Basicamente, são relacionamentos em que há interesses em comum e trocas de informações e ideias que podem beneficiar ambas as partes.

Já que essa é uma prática muito importante, decidimos listar 6 dicas que podem te ajudar a construir seu networking.

Confira as dicas e veja a importância do networking em sua carreira:

1. Conte com uma ferramenta especializada

O networking pode ser realizado diariamente, desde o contato com colegas até com pessoas de outras empresas e setores. No entanto, esse processo se torna mais rico com o auxílio de ferramentas especializadas, como o LinkedIn ou os fóruns presentes aqui no LIT, por exemplo, onde você pode compartilhar suas experiências profissionais e trocar ideias.

Com essas ferramentas você pode publicar e divulgar conteúdos, compartilhar links, atualizar as pessoas que fazem parte desse relacionamento interpessoal e conhecer novos contatos.

2. Não se deixe levar pelo constrangimento da exposição

Muitas pessoas deixam de fazer o networking porque não desejam se expor - ou por timidez ou por não estarem habituadas a conversar com quem não conhecem.

Lembre-se que o networking é uma troca onde todos se ajudam. Por isso, é preciso deixar a timidez de lado para conseguir se beneficiar desse tipo de relacionamento.

3. Saiba a diferença entre rede de contato e amizade

Ter muitos amigos nem sempre significa que você tem um bom networking. Isso porque o lado pessoal e profissional se confundem nesse processo.

O recomendado é ter um networking mais estreito, que conte com contatos que realmente possuem interesses em comum, já que o objetivo é atingi-los de forma mais eficiente e com ações mais direcionadas.

Além disso, é preciso buscar algo legítimo, um interesse pessoal e verdadeiro. É assim que você conseguirá contribuir e receber algo em troca.

4. Considere o contato pessoal

As ferramentas online e mídias sociais ajudam a ampliar o seu networking, mas você não deve esquecer da importância do contato pessoal.

Por mais que você conheça alguém via redes sociais, ao ver que aquele contato pode gerar um relacionamento interessante, procure se aproximar dessa pessoa.

A finalidade dessa atitude é estabelecer uma relação pessoal, que é mais forte e tende a trazer mais benefícios para ambas as carreiras e, certamente, para a vida pessoal de cada um.

5. Mostre seu valor

É importante mostrar para a sua rede que você faz o que gosta, que seus conhecimentos são relevantes e, por isso, você pode agregar para as pessoas. Assim, você gera uma cadeia de valor ao seu networking.

6. Realize o networking constantemente

Por se tratar de uma troca de informações, o networking deve ser feito constantemente.

O conhecimento que alguém compartilha com você pode ser passado para outra pessoa com os mesmos interesses, formando uma rede de dicas e ideias.

Quer se aprofundar ainda mais sobre esse tema? Confira abaixo alguns cursos do LIT que podem te ajudar:

Gestão de Relacionamentos e Relacionamentos Digitais
Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos
Técnicas de Apresentação

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter