🔥 Inscreva-se hoje com até 66% de desconto e ganhe mentoria especial para criar seu plano de estudos.
dias
horas
minutos
segundos
Pronto para receber conteúdo interessante? Assine a newsletter

7 setores tech nos quais as empresas estão buscando profissionais

#LidereATransformação - 14 de Novembro de 2020

Seja na forma como trabalhamos ou nas novidades que surgem todos os dias no mercado trazidas pelo contexto de transformação digital em que vivemos, são incontáveis as mudanças nos mais diversos âmbitos da sociedade.

Com a pandemia de COVID-19, muitas dessas transformações foram aceleradas e novos contextos trazidos à realidade. Diante disso, líderes têm consciência de que algo deve ser feito, mas ainda não sabem por onde começar. Por isso, acabam demorando a realizar mudanças que a cada dia se tornam mais urgentes. 

Esse assunto foi amplamente debatido em artigo da consultoria Mckinsey, destacando que muitos desses desafios estão no setor de tecnologia. Líderes devem ter entre suas prioridades a contratação de talentos na área ou treinamento e recolocação de colaboradores para preencher papéis que estão ganhando relevância. 

Dessa forma, o artigo, após uma pesquisa global, listou sete áreas tech que serão cada vez mais importantes nas organizações nos próximos anos como uma forma de identificar as habilidades necessárias e ajudar líderes que ainda se sentem perdidos diante das recentes transformações. 

7 setores tech que vêm ganhando relevância no mercado e na busca por profissionais especializados neles

DevOps

A palavra DevOps é uma mistura das áreas de desenvolvimento (development, em inglês) e operações (operations). Na prática, é a união da tecnologia com pessoas e processos, buscando gerar eficiência para diversas atividades dentro de uma empresa. 

Habilidades necessárias: Conhecimentos em Agile, DevSecOps, integração e entrega contínuas (CI/CD), arquitetura de microserviços. 

Experiência do consumidor

O comportamento do cliente vem mudando e cada vez mais a experiência com a empresa passa a ser mais relevante do que propriamente o produto ou serviço oferecido. Por isso, é fundamental que organizações se dediquem para proporcionar as melhores experiências aos seus consumidores. 

Habilidades necessárias: Conhecimentos em Análise Preditiva, Design Thinking, testes e aprendizados em alta escala, testes automatizados, prototipação.

Cloud

Hoje quase todos os arquivos que utilizamos estão armazenados na nuvem que nada mais é do que uma maneira de usar recursos de maneira remota. Se você trabalha com esta ferramenta, sabe o quanto ela é importante hoje nas empresas, acelerando a transformação digital em diversas organizações. 

Habilidades necessárias: Kubernetes, Docker, arquitetura em multicloud e hybrid-cloud, segurança, Sistema de Compensação de Energia Elétrica (Metering) e Edge Computing. 

Automatização 

Existem diversas atividades que realizamos hoje que podem ser feitas por tecnologias exponenciais de maneira mais eficiente. De acordo com pesquisa da Mckinsey, 22% da força de trabalho da União Europeia será automatizada até 2030. 

Habilidades necessárias: Inteligência Artificial Cognitiva, tecnologias RPA (Robotic Process Automation), Automation Anywhere, Machine Learning e Computação Quântica. 

Plataformas e produtos

O Plataforma como serviço (PaaS) é uma solução da computação Cloud que consiste na  hospedagem e implementação de softwares para o auxílio de desenvolvedores de aplicativos, tornando o processo muito mais fácil, prático e flexível. 

Habilidades necessárias: Administração de ciclo de vida entre camadas de plataformas, Internet Industrial das Coisas (IIoT) e Software vertical como serviço (SaaS). 

Administração de dados

A cada dia a ciência de dados se torna mais relevante nas empresas por proporcionar insights reais sobre o negócio que não seriam facilmente identificados a olho nu, Essas conclusões são utilizadas para tornar a tomada de decisão mais assertiva. 

Habilidades necessárias: Governança de dados, Synthetic data, Machine learning automatizado. 

Cibersegurança e privacidade

Com o aumento do uso de dados pelas empresa surge também o dilema em relação à privacidade dos clientes. Por isso, uma área que vem ganhando força é a de regulamentação já que as organizações estão tendo que repensar seus protocolos de compliance e segurança em relação a essas informações. 

Habilidades necessárias: Segurança Shift-Left, testes automatizados, segurança zero trust e conhecimentos em leis e práticas de proteção de dados. 

Se o seu objetivo é aprender mais sobre uma dessas áreas não deixe de conferir os cursos do LIT e começar sua aprendizagem disruptiva com 7 dias grátis! 

Inscreva-se no LIT

Pronto para receber conteúdo interessante?

Assine a newsletter