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5 lições para o Marketing em 2021
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5 lições para o Marketing em 2021

É fato que 2020 virou o mundo de cabeça para baixo e transformou a forma como nos relacionamos e comunicamos. Isso não foi exceção para os profissionais de Marketing, que ao longo do ano lidaram com mudanças que foram desde a redução da mobilidade até o realinhamento do discurso, visto que o público e suas necessidades mudaram. 

Essas transformações certamente impactarão a área em 2021. Em artigo do Think With Google, foram listadas algumas das lições deixadas por 2020 e que podem ajudar os profissionais a caminhar pelo ano que acaba de começar. 

Aprendizados do Marketing em 2020 que devem permanecer em 2021

O uso de dados

Com a pandemia veio também um período de fortes incertezas, porém um caminho encontrado pelos profissionais para lidar com tanta instabilidade foi fazer o uso de dados aplicado ao Marketing. Dessa forma, era possível ter uma visão muito mais realista do que o público realmente buscava.

O artigo exemplifica que os dados mostraram que as pessoas passaram a procurar por algo que transmitisse a sensação de alívio e conforto - e as marcas que souberam enxergar isso conseguiram se comunicar melhor. O uso dessa ferramenta deve continuar sendo relevante neste ano. 

Avaliação de campanhas

O artigo deu algumas dicas para conseguir avaliar suas campanhas de mídia em um mercado extremamente dinâmico como o que estamos vivendo. Entre elas, destaca-se a necessidade de estar sempre revisando estratégias, já que, independentemente de quando elas foram traçadas, de um dia para o outro tudo pode mudar e um plano que inicialmente era eficaz pode se tornar fraco rapidamente. 

Outra dica é dar bastante atenção aos criativos, analisando todos os aspectos de uma peça e principalmente o contexto no qual ela será lançada. Além disso, uma técnica que deve permanecer em 2021 e pode ajudar na hora de avaliar sua campanhas é pensar em um discurso que busque ajudar o seu público que ainda sofre com os efeitos da pandemia. 

A noção de crescimento mudou

Com um novo contexto chegaram também objetivos diferentes, e algumas métricas que em 2019 eram úteis para medir o crescimento da sua marca talvez não sejam mais tão relevantes. Com novas prioridades que podem surgir a qualquer momento, os planos estão sendo traçados a curto prazo. Por isso, é necessário ajustar suas estratégias e recursos regularmente. 

A importância da resiliência

Lidar com todas essas mudanças e reajustes constantes não é fácil e, muitas vezes, pode ser muito frustrante. Afinal, quem gosta de passar horas se dedicando a um trabalho que no fim acaba sem relevância porque seu objetivo mudou do dia para a noite? Por isso, a resiliência segue sendo essencial para os profissionais de Marketing. 

Não se trata apenas de aceitar as mudanças, mas também de conseguir dar a volta por cima e criar soluções inovadoras. Empresas que, independentemente do setor, conseguiram olhar para a nova realidade de seus consumidores e mudar sua comunicação - mesmo que de maneira drástica - conseguiram ter resultados melhores. 

Novas expectativas

A pandemia acelerou a transformação digital, fazendo com que as pessoas descobrissem novas formas de se relacionar e consumir. Compras online e delivery, por exemplo, ganharam novas proporções e vêm sendo cada dia mais aprimorados. O público descobriu as inúmeras vantagens desses serviços e se acostumou com essa forma de compra. Sendo assim, em 2021 será esperado que empresas de diversos  ramos se adequem de alguma forma a esses novos padrões. 

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